sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Maratona Literária de Verão All Star 2019

em sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Comente aqui

Maratonas Literárias em geral são eventos nos quais a gente participa se comprometendo a ler mais, aproveitar aquelas horinhas morgando ou assistindo o episódio de uma série pra deixar a preguiça de lado, nos unirmos e lermos juntos, mesmo que cada um em sua casa, no mesmo horário, para depois debatermos sobre o que lemos e despertar e alimentar o interesse pela leitura.  Nas maratonas literárias você nunca está sozinho, é muito bom ver o progresso dos outros e poder compartilhar o seu também, podendo inclusive compartilhar experiências com pessoas que já fizeram aquela leitura que você está fazendo.

Pensando nisso, todo ano o Victor Almeida do canal Geek Freak organiza várias maratonas com temáticas diferentes pra incentivar a galera a ler mais, e nesse verão não poderia ser diferente. A Maratona Literária de Verão All Star vai reunir algumas das coisas que mais deram certo em maratonas anteriores organizadas pelo Victor, por isso o nome All Star. Ela vai acontecer do dia 5 ao dia 19 de janeiro e especialmente no dia 5, o primeiro dia, teremos uma maratona 24h que começará ao meio dia, para ficarmos 24h grudados nos livros! Haha

Para participar da maratona você pode sim escolher qualquer livro que quiser ler, ninguém é obrigado a ler nada em específico, você também pode ler algum livro da faculdade ou até mesmo estudar se estiver realmente precisando, mas, pra ficar mais divertido, o Victor criou alguns desafios, tanto na escolha das leituras quanto para apimentar essas duas semanas de leituras. Ele colocou uma roleta com alguns gêneros literários pra galera poder rodar e escolher aleatoriamente o que vai ler e montar a TBR, ou seja, os livros "to be read", a serem lidos. Eu escolhi alguns pela roleta, mas confesso que algumas seleções minhas foram por que eu quis mesmo. 

Além disso, ele também dividiu a maratona por níveis de dificuldade pra galera se desafiar a ler uma quantidade específica de acordo com o que acreditam dar conta. A divisão está entre principiante, que lê apenas um gênero/livro por semana, intermediário, que lê dois gêneros/livros por semana, e o avançado, que lê três gêneros/livros por semana, lembrando que são duas semanas de maratona. A ideia é você escolher seu nível e em seguida escolher o livro pelo gênero selecionado na roleta ou por você mesmo, sei lá.


Feito isso, finalmente montei minha TBR que vou listar aqui abaixo. Eu tô no nível intermediário, então selecionei quatro livros, alguns se encaixam nos gêneros da roleta, mas outros eu coloquei porque estão nas minhas metas.



1. Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola - Maya Angelou: Escolhi esse porque está nas minhas metas, na verdade ele é autobiográfico, e pelo que eu vi não tinha esse gênero na roleta, mas coloquei mesmo assim porque quero muito ler.

2. Fahrenheit 451 - Ray Bradbury: Esse eu escolhi porque se encaixa no gênero distopia, mas também está nas minhas metas.

3. O Iluminado - Stephen King: Se encaixa no gênero terror/thriller, sei lá, e estou há séculos querendo ler esse livro, até hoje não assisti o filme.

4. Todas as Cores do Céu - Amita Trasi: Se encaixa no gênero contemporâneo, eu acho, e veio na minha caixinha da TAG, tava louca pra ler também.






Quem quiser participar é só ficar de olho lá nas redes sociais do Victor, o vídeo dele explica com mais detalhes tudo sobre a maratona e lá também tem todos os links, da roleta, formulário pra participar da maratona e tudo mais. Ele também disse que vai fazer algumas lives no YouTube, então é só checar o canal dele também. Lembrando que a maratona é pra ser algo tranquilo, sem brigas nem discussões, além disso cada um tem seu ritmo de leitura, não é porque o amiguinho lê dez livros em uma semana que você precisa fazer o mesmo, beleza?! Qualquer dúvida assistam o vídeo do Victor nesse LINK. Qualquer coisa estarei no Twitter, beijos e boa maratona! ;*






0 comentários :

Postar um comentário

TOPO